“Dois Kyoshu”

“Dois Kyoshu”

Matéria publicada na revista japonesa Shukyo Mondai, nº 25 ※1

Crítico: Shirou Hongou & Equipe de Notícias especiais

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL: O QUE HÁ POR TRÁS DO “INCIDENTE DE LAVAGEM CEREBRAL DO LÍDER ESPIRITUAL” – ÚLTIMA PARTE

“Dois Kyoshu”

O último fim de ano da era Heisei foi surpreendentemente tranquilo para a Igreja Messiânica Mundial, conforme apresentamos em nossa edição anterior, o outono do ano passado foi uma estação bombástica para a IMM e ambos os lados envolvidos disseminavam continuamente textos depreciativos um do outro.
Se compararmos com esse período passado a situação atual está bem mais calma. É claro que esporadicamente ainda surgem documentos difamatórios sobre ambos os lados, mas realmente isso tomou um aspecto apenas eventual. Realmente os envolvidos da Igreja Messiânica Mundial conseguiram passar por um fim de ano mais calmo do que deveriam estar esperando. Uma pessoa ligada à Igreja Izunome prestou o seguinte depoimento: “Seja isso bom ou ruim, a situação parece ter se estabilizado”.
Após a Igreja Izunome & Igreja Toho no Hikari terem apontado e criticado o Quarto Líder Espiritual, Yoichi Okada, de estar recebendo influência do cristianismo a igreja Su no Hikari que primeiro tomou a postura de defender Yoichi, foi expulsa de dentro da pessoa jurídica Igreja Messiânica Mundial – Igreja Mãe. Depois deste acontecimento, a devoção de Yoichi ao cristianismo foi-se tornando mais conhecida e, gradativamente, o perfil do grupo religioso de linhagem cristã que influenciava Yoichi também foi ficando mais claro. Confirmou-se também o fato de que Yoichi, sua esposa e filho estavam profundamente engajados nesse grupo.
Devido a isso o grupo Izunome & Toho no Hikari anulou a investidura como Líder Espiritual de Yoichi, em outras palavras, decidiram por expulsá-lo. Tendo sido expulso da própria igreja, as relações de cooperação entre o Kyoshu Yoichi e a Igreja Su no Hikari se aprofundaram gradativamente e eles começam iniciativas para separar os membros do grupo Izunome & Toho no Hikari. Mas atualmente, mesmo esse grave conflito interno parece ter se acalmado.
Dentre os fiéis, sendo funcionários ou não, aqueles que defendem Yoichi já saíram da IMM e aqueles que o criticam, permaneceram. Mas até que chegasse a esse ponto houve muitas perturbações. Nossa revista veio acompanhando todo esse processo, mas atualmente a situação se acalmou, e as relações conflituosas entre as partes parece ter se “estabilizado”, esta é a conjuntura desse começo de ano.
Porém, a devoção de Yoichi Okada pelo cristianismo foi descoberta no fim de 2017, e a expulsão da Igreja Su no Hikari foi em janeiro de 2018, para nossa revista que vem publicando sobre o processo desde o início isso parece fazer bastante tempo, mas quando pensamos calmamente sobre o assunto só faz cerca de um ano. Colocando de uma forma banal, este foi um ano muito turbulento para a Igreja Messiânica Mundial.

A recusa a conceder informações por parte dos “dois Kyoshu”

Atualmente, com as relações de conflito entre as duas partes tendo se “estabilizado”, no topo da Igreja Messiânica Mundial tem duas pessoas. Esta é a situação. Nem precisamos dizer que no grupo Su no Hikari essa pessoa é Yoichi Okada, e a outra pessoa é conforme apresentamos na edição anterior de nossa revista, Nobuyuki Watase, que foi eleito como novo Kyoshu da Igreja Messiânica Mundial pelo grupo Izunome&Toho no Hikari.
Logicamente, dentro dessa composição nenhum dos dois grupos reconhece o Kyoshu eleito pelo grupo rival como legítimo, considerando-o um “falso Kyoshu”. Mas para quem observa essa situação de fora, não há outra coisa a dizer senão que na atual Igreja Messiânica Mundial existem dois “Kyoshu”.
Quanto a isso, nossa revista enviou simultaneamente aos dois Kyoshu, Nobuyuki Watase do grupo Izunome & Toho no Hikari e Yoichi Okada, do grupo Su no Hikari, uma solicitação de entrevista.
Ambos estão na liderança da Igreja Messiânica Mundial, cada qual em seu respectivo grupo. Por essa razão nossa revista gostaria de perguntar diretamente o pensamento de cada um a respeito da atual situação da Igreja.
Para manter a imparcialidade, nossa revista enviou perguntas sobre os mesmos tópicos para ambos os Kyoshu, segue abaixo as cinco perguntas enviadas:

1) O que o senhor pensa sobre a condição atual da Igreja Messiânica Mundial?
2) O que o senhor pensa a respeito sobre o cancelamento das relações (expulsão) da Igreja Su no Hikari pela Igreja Mãe?
3) Atualmente a Igreja Messiânica Mundial tem simultaneamente dois Kyoshu, o que senhor acha disso?
4) Como o senhor pensa que a Igreja Messiânica Mundial deve prosseguir de agora em diante?
5) Enquanto Kyoshu da Igreja Messiânica Mundial, o senhor poderia transmitir algumas palavras para os membros da igreja e para as pessoas em geral da sociedade?

Começando pela conclusão: nenhum dos dois Kyoshu da IMM respondeu às nossas perguntas.
Primeiramente, quanto a Nobuyuki Watase, houve a seguinte resposta do comitê de relações públicas do grupo Izunome & Toho no Hikari, pessoa jurídica religiosa Igreja Messiânica Mundial:

“Desde antigamente, o Kyoshu não conceder entrevistas à imprensa é uma política nossa. Por esse motivo, não poderemos atender a presente solicitação de entrevista.”

Entretanto, uma pessoa que tem relações com a igreja Toho no Hikari falou:

Mesmo que o Sr. Watase atendesse à entrevista acho que ele não teria muito o que dizer. Para falar a verdade, pobre Sr. Watase! Originalmente, ele era diretor de uma instituição relacionada à Igreja e também um experiente acadêmico, sendo professor honorário da Universidade Tokai. É possível dizer que, por esse motivo, seu nome foi visto como o “mais apropriado” para ocupar o Trono de Kyoshu, que estava vazio. Ele é um estudioso, porém, dizer que ele teria as qualidades e a experiência necessária para ser o líder de uma religião, tenho minhas dúvidas. Na verdade, a própria Igreja chegou a fazer um pronunciamento oficial que dizia: “Foi feito que o Sr. Watase tomasse posse como Kyoshu para evitar que as atividades administrativas da igreja parassem” e “o Sr. Watase não se posicionará diante dos membros como Kyoshu para fazer palestras”.
Ou seja, acredito que isso quer dizer que a Izunome e a Toho no Hikari irão migrar a igreja para um sistema “republicano”, um modelo no qual o Kyoshu não seja necessário. Porém, no sistema vigente, para fazer alterações em pontos importantes da Igreja, há ocasiões nas quais o consentimento do Kyoshu é necessário, por essa razão – e esta talvez seja uma forma ruim de nos expressar –, foi preciso um “Kyoshu para assinar documentos”. Suponho que a existência do Kyoshu Watase não significa nada além disso.

Por outro lado, nossa equipe também não conseguiu entrevistar Yoichi Okada. No caso dele, porém, diferentemente de Watase, não houve sequer uma resposta de recusa. Nossa equipe foi completamente ignorada. Quanto a isso, contando com esta vez, nossa revista já buscou entrevistar diretamente Yoichi Okada quatro vezes. Três, depois que iniciamos a presente cobertura jornalística; e uma há mais tempo, quando estávamos escrevendo uma matéria sobre a Igreja Messiânica Mundial. Contudo, em todas as vezes, recebemos uma carta, comunicando-nos que a nossa solicitação de entrevista fora recusada por motivos diversos. Desta vez, porém, essa indiferença e o completo silêncio são indícios de que Yoichi está totalmente avesso a se comunicar com as pessoas da sociedade em geral, virando-lhe as costas.
Logicamente, qualquer que seja a posição e a pessoa, não existe obrigatoriedade nenhuma de atender a uma entrevista da mídia, tanto Watase como Yoichi tem o direito de recusar tal coisa. Porém, pensemos no que originou o atual estado de perturbação que ocorre dentro da Igreja Messiânica Mundial.
Alguém que ocupava a posição de líder de uma instituição religiosa (Kyoshu) ter frequentado secretamente um outro grupo religioso, se devotado a estes ensinamentos e por diversas vezes ter feito declarações que claramente não se encaixam na doutrina de sua própria religião confundindo os fiéis, não foi exatamente o ponto que iniciou todo esse problema? Foi justamente Yoichi Okada a pessoa quem fez isso, e por essa razão nossa revista vem coletando informações e as publicando a respeito dele como “personagem principal” da situação atual.
Ou seja, o tema de nossa série de reportagens é: a partir da visão de uma instituição religiosa, em especial uma instituição onde existe o sistema de hereditariedade, qual é o significado do Líder Espiritual?
Ainda assim, ambos os Kyoshu que atualmente existem na Igreja Messiânica Mundial se recusaram a expressar o seu pensamento em relação a isso. Talvez seja uma forma dura de nos colocarmos, mas será que a Igreja Messiânica Mundial, enquanto religião, não pretende dar nenhuma explicação sobre isso tudo? Será que eles têm capacidade para tal, ou a intenção de fazê-lo?

Derramamento de Sangue no Exterior

Conforme mencionamos anteriormente, a Igreja Messiânica Mundial após ter passado por conflitos que acarretaram sua divisão, teve o início deste ano relativamente tranquilo, após as relações de poder e influência entre as partes terem aparentemente se estabilizado. Porém, o mesmo não pode ser dito quanto ao exterior, onde em janeiro deste ano houve um incidente que chegou ao ponto de derramamento de sangue, algo que no Japão ainda não ocorreu.
No dia 13 de janeiro, em uma unidade religiosa da Igreja Messiânica Mundial, na província de Bié, em Angola, ocorreu um incidente violento com membros locais divididos entre apoiadores de Yoichi Okada e membros que duvidam de suas ações. No dia, estava ocorrendo uma celebração religiosa e os grupos disputavam a liderança do evento em um confronto direto, uma das pessoas do grupo que duvida de Yoichi foi acertada com um vaso de flores na cabeça, se ferindo gravemente. A policia chegou ao local e deteve os envolvidos, e o caso deve ir a julgamento.
Na américa latina, Brasil, desde o ano passado foi fundada pelo grupo que apoia Yoichi Okada uma nova instituição religiosa denominada “Igreja Mundial do Messias”. “Igreja Messias” foi um nome que Meishu (o fundador), Mokiti Okada utilizou temporariamente para a sua religião, o grupo afirma que está retornando a esse ponto. Porém, quando olhamos as declarações feitas por outros apoiadores de Yoichi encontramos: “Através da inauguração da Igreja Mundial do Messias uma pessoa jurídica religiosa completamente centralizada em Kyoshu-Sama nasceu no Brasil” (retirado de uma declaração pública do Diretor do grupo Su no Hikari, Mitio Shirasawa intitulada “A respeito da inauguração da Igreja Mundial do Messias”) mais do que uma igreja que retorna ao pensamento original de Mokiti Okada, seria mais apropriado chamar esse grupo de “Igreja de Yoichi Okada”.
A Igreja Messiânica Mundial começou sua expansão no Brasil através da imigração japonesa, se tornando hoje uma igreja de tamanho que não pode ser ignorado, as movimentações que acontecem na igreja do Brasil parecem ter grande influência na igreja do Japão também e por essa razão atrai a atenção de todos os envolvidos.

O Tribunal se tornará o Palco

Um fiel veterano da Igreja Izunome declarou:

Eu acredito que de agora em diante o ‘campo de batalha’ será o tribunal. Até agora, a Igreja Messiânica Mundial entrou em conflito entre pessoas que defendiam e as que criticavam o senhor Yoichi, e como resultado disso houve essa divisão, agora a situação se acalmou.
Mas será que a expulsão da Igreja Su no Hikari e do Sr. Yoichi são juridicamente válidas? A conversa que ouço é que isto será encaminhado para a Justiça. Nas regiões, também há casos de batalhas judiciais ocorrendo para definir a qual grupo pertence as instalações onde funcionam as unidades religiosas. Acredito que, de agora em diante,muitos casos ainda estão por vir. Dentre os membros em geral, existe um movimento no sentido de processar o Sr. Yoichi. Eles afirmam que, no mínimo, por alguns anos, as palavras do Sr. Yoichi, que eles acreditavam ser ensinamentos da Igreja Messiânica, na verdade, se tratavam de ensinamentos de um grupo cristão de fora, o que, portanto, seria um tipo de fraude por parte do Sr. Yoichi.

Porém, tais processos se tornariam casos civis e para um único caso chegar até o supremo tribunal pode demorar até dez anos. Ou seja, o conflito pelo qual a Igreja Messiânica passa agora tende a se estender em uma longa batalha judicial. Por essa razão, nossa revista encerrará aqui essa série sobre a Igreja Messiânica Mundial. Isso não quer dizer que pararemos de investigar e coletar as informações sobre ela, assim que houver novas informações sobre o caso voltaremos a publicá-lo em nossa revista.
Apenas a atual perturbação que resultou na divisão da Igreja Messiânica Mundial é diferente dos casos recorrentes de conflitos que acontecem por causa de dinheiro ou poder. Esta se originou devido aos atos religiosamente problemáticos causados pelo religioso Yoichi Okada, neste sentido pode-se dizer que é um incidente religioso “puro” e pode ser analisado sobre diversos ângulos.
Porém, o escritor deste artigo tem uma dúvida. O que será que o fundador da Igreja Messiânica Mundial, Mokiti Okada, visto dentro da Igreja como Messias, que mesmo após seu falecimento continua olhando por todas as pessoas do mundo, deve estar pensando ao observar os atos de seu neto Yoichi Okada?
Fim.

Shukyo Mondai, nº 251
Capa original da revista

※1 Este texto publicado originalmente na revista periódica Shukyo Mondai, nº 25 foi traduzido e reproduzido com a devida autorização da Shukyo Mondai Ltda.