Yoichi Okada e seu filho haviam recebido um nome sagrado da Igreja Jesus Cristo Japan Michinari – Casa do Pai

Yoichi Okada e seu filho haviam recebido um nome sagrado da Igreja Jesus Cristo Japan Michinari – Casa do Pai

Jornal Tokuho 112  –  15 /10/2018

O pensamento de Yoichi Okada é herético

A partir do pronunciamento bombástico do ex-Líder Espiritual, Sr. Yoichi Okada em 4 de fevereiro de 2017, a Igreja Izunome vem atravessando uma crise sem precedentes desde a Ascensão de Meishu-Sama. Qual o motivo dessa situação uma vez que a Igreja Izunome buscava a consolidação do sistema de Obra Divina centralizada em Kyoshu? Ninguém poderia imaginar que por trás de tudo isso, havia uma realidade chocante.

Realidade chocante descoberta nas mensagens de e-mails do Sr. Yoichi

O sr. Yoichi Okada foi empossado como Líder Espiritual em 1998 conforme decisão do conselho da Família do Fundador (Soke), composto por membros da família do Fundador, pela diretoria e por conselheiros da Igreja Messiânica Mundial (IMM).

Entretanto, em 22 de junho de 2018, a diretoria da Igreja Messiânica Mundial anulou a investidura do senhor Yoichi Okada por recair sobre ele a responsabilidade por comportamentos contrários a Meishu-Sama (Após a morte da 3ª Líder Espiritual e do reverendíssimo Watanabe em 2013, o Sr. Yoichi radicaliza seu pensamento, nega a doutrina, interfere nos assuntos de pessoal da instituição, comete assédio moral [abuso de poder] contra funcionários, participa de atividades de uma igreja dissidente, entre outros).

都内の喫茶店にて

Posteriormente à anulação, foram descobertas informações chocantes que estavam contidas no e-mail institucional usado pelo sr. Yoichi. Uma delas data de 2005, época em que seu filho – o sr. Masaaki Okada – estudava na Austrália.

岡田陽一氏と真明氏のメール

Exemplos de e-mail do Sr Yoichi Okada

2 de agosto de 2004
Assunto: Seibetsu (palavras de consagração)
Data: segunda-feira, 2 de agosto de 2004
De: Yoichi Okada
Para: Masaaki Okada
(corpo do e-mail) – Para que não se termine a vida como ser humano sem se ter conhecimento da Verdade, deve-se sentir e conscientizar-se daquele que é a fonte irradiadora de sua própria existência. Amém [sublinhado em vermelho].
Tive o receio de que as letras (caracteres em japonês) ficassem embaralhadas mas enviei-lhe o e-mail.

5 de setembro de 2004
Assunto: Comunicado
Data: domingo, 5 de setembro de 2004
De: Yoichi Okada
Para: Okada Masaaki
(corpo do e-mail) – Para Masaaki
Comunico as seibetsu no mikotoba palavras de consagração [sublinhado em vermelho] dirigidas a Shin Michinari Masaaki [sublinhado em vermelho] de hoje, 5 de setembro.
“Seja o utilitário para Michinari. Receba tudo dentro da reconciliação”
Atenciosamente.
O dicionário médio de inglês-japonês deixo-o em casa. É escrito em gramática da Era Taisho. O blue nem é azul, é anil. Os tipos de impressão são daqueles de formato antigo, o que me trouxe certa nostalgia.
E quanto ao seu resfriado, está melhor? Até mais.
De Yoichi

13 de setembro de 2004
Assunto: Comunicado
Data: segunda-feira, 13 de setembro de 2004
De: Yoichi Okada
Para: Okada Masaaki
(corpo do e-mail) – Para Masaaki
Comunico as seibetsu no mikotoba palavras de consagração [sublinhado em vermelho] dirigidas a Shin Michinari Masaaki [sublinhado em vermelho] de hoje, 12 de setembro.
“A alegria está junto… Celebrada dentro da vida… renasce, redime, salva… Celebre.”
Atenciosamente.
O CD-ROM do dicionário de inglês, postei hoje, dia 12.
De Yoichi.

A má-fé para com os membros remonta há mais de 15 anos

Principais pontos que ficaram claros através do conteúdo desses e-mails:

  • O sr. Yoichi vinha participando de atividades de outro grupo religioso, tendo uma missão dentro dele.
  • Os senhores Yoichi e Masaaki receberam nomes sagrados.
  • O sr. Yoichi veio aprendendo ensinamentos com pessoas desse grupo e introduzindo-os na liturgia, nos cultos da Igreja Messiânica.

Esses fatos vêm ocorrendo, no mínimo, desde 2003. Foi nessa ocasião que ele começou a transmitir suas “Palavras” aos membros como Kyoshu.

O sr. Yoichi recebeu o nome sagrado “Taira Michinari Yoichi” e o sr. Masaaki foi nomeado como “Shin Michinari Masaaki”. Nos textos dos e-mails, embora sejam pai e filho, eles se chamavam por meio desses nomes.



A Igreja Messiânica Mundial – Igreja Izunome respeita as particularidades de toda e qualquer religião e, fundamentada na Constituição, vem realizando atividades que não ferem a ordem pública e moral.
Naturalmente, tratamos com respeito a Igreja Jesus Cristo Japan Michinari.
Contudo, sabe-se que os senhores Yoichi Okada (ex-Líder Espiritual da IMM) e Masaaki Okada – utilizando-se de suas respectivas posições – aparentavam se basear no pensamento de Meishu-Sama, mas na realidade, desejavam criar uma instituição religiosa a partir de uma visão cristã específica.

Pai e filho, além da esposa, sra. Mayumi, estavam recebendo ensinamentos do sr. M durante os “encontros sagrados”, que são um momento de rito e de sermões. Nesses encontros, foram transmitidos conteúdos  como: “retorno ao paraíso inicial”; “fluxo da inspiração e expiração”; “conclusão do juízo final”; “colocação de um ponto final”.

O sr. Yoichi vinha apresentando esses conteúdos aos membros durante suas palavras nos cultos.

Grande parte dos membros da Igreja Izunome vinha acatando suas palavras como mensagens de Meishu-Sama e, mesmo que considerassem “palavras difíceis” e “incompreensíveis”, acreditavam que se tratava de uma “forma de buscar Meishu-Sama”. Assim, eles continuavam estudando e praticando as “Palavras de Kyoshu-Sama”.

Mensagem assustadora contida nas caligrafias ofertadas na ocasião dos Encontros com Membros

Entre 2014 e 2016, foram realizados Encontros de Membros em que o sr. Yoichi proferiu palavras aos membros de todo país, acompanhado de sua esposa e do sr. Masaaki.

Antes disso, já em 2012, o presidente da IMM reverendíssimo Tetsuo Watanabe se mostrava em dificuldades frente ao comportamento do sr. Yoichi. Por exemplo: distanciamento das “Palavras de KS” dos Ensinamentos de Meishu-Sama; instruções para alteração de conteúdos de vídeos e periódicos; ameaças a quem se opusesse ao sistema de centralização em Kyoshu, entre outras situações embaraçosas. Embora apoiasse o sr Yoichi, o revmo. Watanabe sentia-se bastante temeroso em relação ao futuro da Igreja.

Os diretores regionais que vinham colocando o Sr. Yoichi em primeiro plano para alegrar os membros, solicitavam insistentemente ao Presidente Watanabe para que pudessem realizar congressos de membros em suas regiões. O reverendíssimo Watanabe tentou refrear a situação dizendo: “vamos solicitar a Kyoshu-Sama que visite as regiões, a partir daquelas que estejam tendo a permissão de crescer”. O Sr Yoichi, porém, contestou as palavras do reverendíssimo, dizendo: “Assim não existe sentido em eu ir visitar. Os locais se desenvolvem porque eu os visito.” Desse modo, a partir de 2014, foram realizados congressos em todo o Japão.

A cada região que visitou, o Sr Yoichi outorgou uma caligrafia de ideogramas diferentes, todas escritas por ele próprio. Ao receberem-nas, os então diretores regionais expressavam grande alegria e gratidão.

Porém, nessas letras estava oculta uma mensagem atemorizadora. Ao ordenarmos cada um desses ideogramas exatamente na ordem inversa em que foram outorgados, forma-se uma expressão com três palavras: Ketsujitsu iki Michinari. Literalmente: Dar fruto, respiração, Michinari [Frutifique (tenha sucesso) com a respiração, Michinari!]. É possível deduzir que estava impregnada nesses cinco ideogramas a mensagem subliminar de que uma orientação de forte característica cristã se concretizará (veja box na parte superior da página).

O que significam as caligrafias de autoria do Sr. Yoichi Okada.
A foto acima mostra o momento em que, no Congresso de Membros da Região Higashi Nihon, o Sr Yoichi Okada apresenta as caligrafias que outorgou a cada uma das regiões (fotografia tirada no dia 11/11/2016, ne Igreja de Omiya)

Leitura em ordem inversa das outorgas:

Ketsujitsu – Iki – Michinari (frutificar – respiração – Michinari [nome sagrado])

“Iki” – sopro/respiração

Segundo a Bíblia “Deus criou a partir do barro (Adamá) uma forma humana (Adão) e, pelo nariz, colocou o sopro da vida. Assim, o homem se tornou um ser vivente.

“Michinari”

Michinari niku shin” em chinês, Incarnation em inglês e Jyuniku em japonês significam “encarnação”.
Encarnação é a crença cristã de que a segunda pessoa da Trindade, Deus, o filho se torna carne ao ser concebido e nasce no mundo como Cristo para salvar a humanidade. É um dogma fundamental do cristianismo e segundo o Evangelho de João, no primeiro versículo do primeiro capítulo é dito que “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”. No versículo 14 desse mesmo capítulo vemos: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. “Michinari” é a expressão que tem origem nessa passagem bíblica.

A conduta do Sr Yoichi se tornou cada vez mais radical e, três meses após a realização do último congresso de membros, isto veio à tona para todos os membros através do pronunciamento bombástico daquele Culto de Início de Primavera.

OBJETIVANDO TRANSFORMAR A IGREJA EM OUTRA RELIGIÃO

O estudioso e pesquisador da religião, Prof. Dr. Toji Kamata teceu o seguinte parecer sobre as atitudes do Sr Yoichi:

“O Sr Yoichi Okada, extrapolou claramente os limites de um estudo sobre a Bíblia e sobre Jesus Cristo. Embora estivesse investido do cargo de Kyoshu (Líder Espiritual) da Igreja Messiânica Mundial (IMM), veio seguindo e fundamentando-se na ideologia e missão de um grupo místico que adota pensamentos gnósticos de base cristã, completamente distintos da doutrina preconizada pelo fundador Mokiti Okada. O sr. Yoichi ocultou esse fato da IMM e, juntamente com seu filho, Masaaki Okada, veio orientando os membros da IMM, conduzindo-os a essa ideologia distinta dos pensamentos e religiosidade da IMM de até então. E, para consumar a singular e especial missão que recebera [dentro desse grupo], catequizou e induziu a diretoria da Igreja Su-no-Hikari – que foi uma igreja coligada – e parte da diretoria da Igreja Izunome, a realizar uma reforma da ideologia e uma mudança no rumo da IMM. É possível concluir que eles estavam intencionando transformar completamente a Igreja em uma outra religião.”

AS REPREENSÕES DE MEISHU-SAMA SE TRANSFORMAM EM LUZ

A realidade estarrecedora que veio às claras a partir de diversas circunstâncias só nos leva a crer que tudo aconteceu por Vontade de Deus.

O fato de um descendente de Meishu-Sama ter aprendido e transmitido fervorosamente os ensinamentos de uma religião diferente da nossa, influenciado enormemente os membros da Igreja no mundo inteiro, não seria isso uma admoestação de Meishu-Sama?

Nós nos voltamos unicamente ao estudo e prática das “palavras” do Sr. Yoichi e, consequentemente, acabamos tratando levianamente os Ensinamentos, que são o “esclarecimento da verdade”. Isto está exigindo de nós uma severa reflexão.

Por outro lado, os reverendos e ministros pioneiros, que buscavam Meishu-Sama empenhando suas vidas, diziam que receber uma “repreensão” de Meishu-Sama era receber “Luz Divina”.

Devemos receber essa repreensão de Meishu-Sama com muita profundidade, nos dedicarmos aos estudos dos Ensinamentos, recebermos Luz e nos esforçarmos para expandi-la. Não será esse empenho que promoverá a purificação de toda essa situação sem precedentes na qual nos encontramos?